Mês: setembro 2020

“Eis que chegam os maus tempos do grande fim”: escatologia, utopia e salvação em Elomar

por Rita Pereira

Uma ampla diversidade de formas e temas caracteriza a obra de Elomar Figueira Mello, compositor de cantigas, óperas, antífonas, peças para violão e orquestra, e, além disso, escritor de poesias, romances, contos e ensaios.

A discografia de Elomar abarca vários campos da sua produção musical. Nos primeiros discos prevalece a imagem do compositor e intérprete de cantigas, às quais ele imprime, como marcas indeléveis, a excepcionalidade da sua voz e um modo único de execução ao violão. Mas já nos primeiros LPs, produzidos ainda na década de 1970, foram incorporadas peças que viriam a se revelar como partes da sua produção operística.

Da BR-3 às ladeiras do Pelourinho (parte 2): breves narrativas sobre o negro, raça e racismo na música brasileira

Dentre os compositores que tornaram a expressão “MPB – Música Popular Brasileira” sinônimo de rigor composicional, tanto no referente à música como às letras, vale destacar algumas canções de quatro autores que, por diferentes motivações e de diferentes formas, abordaram a temática do negro e do racismo na sociedade brasileira: Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén